terça-feira, 4 de agosto de 2009

[Por mim...] ::: Francis Madson

. . .

POR QUE PULAR DEGRAU SE A GENTE PODE VOAR?
Escrever um espetáculo para o público infantil foi e continua sendo um desafio para mim. Corri atrás de novas referências para construir essa dramaturgia, em livros, elementos proprios da minha vida artistica e no final coloquei, também, o texto à prova dos atores.
O processo de construção do espetáculo “Por Que Pular Degrau Se a Gente Pode Voar?”, mexeu com novas esferas dentro do processo da Cia. Cacos de Teatro, porque a caracteristica fundamental do grupo é estabelecer sempre um processo criativo coletivo e giratório.
Esse processo, coordenado por mim, durou 4 meses, entre as nossas leituras, a preparação vocal e corporal e os ensaios, uma proposta comum em nossos espetáculos, ou seja, o processo da cia. Cacos, particularmente em termos de criação, tinha um centro de partida.
Mas coodernar isso também coincide com os outros medos meus, porque apesar de ter nas mãos uma dramaturgia leve, sem grandes solavancos estéticos, ainda tive um persistente conflito de propostas. Como fazer uma peça de teatro infantil contemporânea sem me afastar das propostas e da linguagem na qual a Cia. estabelece para ela? A relação entre teatro infantil e visão contemporânea esteve presente em todo o processo da peça. Como realizar uma produção para o público infantil sem ser demasiadamente visionário, a tal ponto de fazer o trabalho avesso? Um dos pecados que poderiam acontecer é afastar o nosso público alvo. Primeiro, pela dramaturgia, segundo, pela encenação e construção dos personagens e, não menos importante, a direção dos elementos da peça.
Partiu da direção, da assistência de direção e dos atores a importante tarefa de não caminhar para um espetáculo de difícil acesso, principalmente, se tratando do público infantil ou infanto- juvenil, que são tão verdadeiros nas suas ideias e nas expressões das mesmas.
Mas o resultado é o público quem diz.

Francis Madson
Diretor do Espetáculo.

Nenhum comentário: